O laboratório e-Speed foi fundado em 1999 após a fusão do Laboratório de Computação paralela (LCP) com o Laboratório de Modelagem e Análise de Sistemas (ANADES). O acrônimo significa "e-commerce System Performance Evaluation and Experimental Development" e foi criado para indicar o foco de pesquisa incial: desenvolvimento, modelagem e análise de plataformas escaláveis para e-commerce, especialmente em aplicações web.
Desde então, as atividades do laboratório envolvem mineração de dados, bioinformática, recuperação da informação, aprendizado de máquina e outras.
Atualmente, novos tópicos de investigação em Ciência da Computação também são alvos de estudo no laboratório, tais como aplicações em Web 2.0: blogs, redes sociais, redes de distribuição de vídeos, etc.
Nós também desenvolvemos pesquisas multidisciplinares em parceria com outros departamentos da UFMG, como a Faculdade de Ciências Econômica (FACE), Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG (CEDEPLAR), Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH), Instituto de Ciências Biológicas (ICB), entre outros.
Nossa pesquisa é aplicável em intituições públicas e privadas, trazendo impactos positivos e significantes para a sociedade. Dentre nossas parcerias, destacamos: Governo Federal Brasileiro, Governo do Estado de Minas Gerais, Organização das Nações Unidas, Caixa Econômica Federal e Universo Online (UOL).